Os processos para adquirir produtos e serviços estão mudando rapidamente
Podemos perceber que, em uma simples caminhada em volta do quarteirão da rua de sua empresa ou até mesmo da sua casa, é possível observar que diversas pessoas estão conectadas aos seus dispositivos móveis (smartphones), buscando navegar por diversos aplicativos e sites.
Dessa forma, o mesmo processo pode acabar valendo para shoppings, restaurantes e até mesmo os transportes públicos. Já parou para pensar nas infindáveis oportunidades de apresentar o seu negócio para tantas pessoas que estão conectadas diariamente — e por longas horas?
Nos contextos atuais, a presença digital torna-se algo de extrema importância para empresas, a fim de que possam garantir ainda mais clientes e, consequentemente, consigam fechar excelentes negócios sem precisar de investimentos em materiais físicos.
De forma prática, podemos perceber que modelos e áreas extremamente convencionais no mercado, como é o caso da educação, por exemplo, acabam ganhando cada vez mais espaço no universo online. Dessa forma, precisamos entender a devida importância da presença digital, pois, já que estamos lidando com um crescente desenvolvimento tecnológico, as pessoas acabam acompanhando toda essa modernidade.
Contudo, também podemos lembrar que, com a crise da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), as restrições de isolamento social e comercial acabaram fazendo com que consumidores investissem ainda mais em compras online.
Percebendo essa mudança de consumo, as empresas entenderam a necessidade de garantir uma presença digital, a fim de gerar autoridade de marca e, logo, alcançar novos públicos
O que é presença online ou digital?
Podemos definir que a presença digital nada mais é do que a forma como uma marca existe no ambiente virtual. Esse processo realizado em diferentes tipos de canais online, tais como redes sociais, blogs, sites, buscadores, anúncios pagos, apps mobile e muitos outros, contribui para a presença digital de uma empresa ou marca.
Mesmo que as empresas não queiram fazer isso ou não achem interessante investir nesse processo, elas necessitam de uma presença online. Caso um negócio não tenha um perfil nas redes sociais ou até mesmo um site institucional, ainda assim as pessoas já comentaram nas mídias sociais a respeito de experiências com seus serviços ou produtos. Sem contar que seus colaboradores podem marcar tags mencionando a sua empresa em suas redes sociais, mesmo que a marca ainda não exista virtualmente.
Em outras palavras, não adianta fugir: a sua empresa, querendo ou não, encontra-se no meio digital de alguma forma, mesmo que não seja de forma direta ou proposital. Contudo, mesmo que esse processo ainda não esteja sob o controle da marca, ela ainda está lá para conversar com consumidores digitais, a fim entregar algum tipo de valor à vida deles.
Dessa forma, a presença online de uma marca pode estar diretamente relacionada ao marketing digital — termo que é bastante utilizado por muitas empresas que já possuem uma experiência digital e entendem a importância dessa estratégia.
Todo modelo de marketing digital que já presenciamos no mercado exige o planejamento, a execução, a mensuração, a definição dos principais objetivos, o público-alvo, os indicadores, a persona, entre outros.
Quais os benefícios que uma presença digital pode oferecer para a minha empresa?
Primeiramente, uma presença digital estruturada e planejada, com estratégias de marketing digital, pode acabar entregando diversos benefícios para a sua marca.
Quando entendemos a importância de criar e expandir a presença online de uma empresa, é possível fazer com que o negócio consiga alcançar milhares de pessoas, inclusive as que jamais imaginavam que a sua empresa pudesse existir.
Ou seja, muito mais do que simplesmente obter visibilidade, é ganhar uma grande interatividade no meio digital, a fim de se relacionar com pessoas e, assim, conseguir se aproximar delas. Mas podemos ressaltar um grande benefício de tudo isso: a empresa tende a ganhar clientes em potencial, que já podem negociar compras de produtos e serviços e, logo, realizar compras do seu negócio com poucos cliques.
Sendo assim, para que isso se torne possível, é necessário explorar diversas estratégias de marketing na internet, tais como a criação de um blog ou site, a otimização para motores de busca, o marketing de conteúdo, marketing para redes sociais, e-mail marketing, entre outros relacionados.
Isso tudo acontece para gerar uma presença eficiente e ativa nos canais onde as pessoas, que possuem todo potencial para comprar da sua empresa, estão pesquisando, se informando, comprando e interagindo.
Mediante a tudo isso, podemos confirmar o quanto a internet faz parte da vida das pessoas: a média de tempo que as pessoas passam utilizando a internet, todos os dias, é de 6h43min. Logo, por qual motivo a sua marca não deve estar lá? Caso ela não esteja, os concorrentes certamente estarão.
A presença online certifica que a sua empresa consiga fazer parte da vida das pessoas, acionando um tipo de lembrança aos momentos certos e criando uma relação ainda mais próxima com elas.
Através das estratégias de branding, por exemplo, é possível construir uma marca digital que consiga fortalecer ainda mais o negócio em todos os pontos de contato com seu cliente, diferenciando-se da concorrência.
É necessário perceber que o crescimento da sua empresa nas mídias digitais não apenas oferece ainda mais visibilidade e potenciais clientes, mas também gera demandas que, anteriormente, a empresa acabava não tendo.
Dessa forma, é necessário analisar quais são as principais demandas que podem acabar surgindo e, logo, garantir a presença online e, além disso, entender em quais tipos de erros que as empresas acabam cometendo.
? Sites que não oferecem a demanda necessária
Um dos principais canais no que se refere à presença online é um site. Caso você não saiba, um site pode ser construído de diversos modelos: ele pode ser simplesmente um blog ou então institucional, um portal de notícias e um e-commerce, como vemos muito por aí.
Quando uma marca começa a criar sua presença online, é bastante comum que ela acabe investindo primeiro em um site bastante simples, oferecendo poucos recursos. Entretanto, isso, de forma geral, não é tão ruim, mas a experiência que os usuários terão no seu site será bastante limitada.
Contudo, na questão da expansão online da marca através de novos canais digitais, esperamos que o número de visitas ao site da sua empresa consiga aumentar, fazendo com que novos consumidores possam se achegar até ele. Sendo assim, podemos imaginar que são diversas pessoas conhecendo a marca pela primeira vez e, logo, elas precisam ser muito bem recebidas.
Entretanto, em grande parte das situações, os sites não estão totalmente prontos para isso. Eles podem, por exemplo:
❌Oferecer um carregamento extremamente lento.
❌Não oferecer acessibilidade a todos os usuários.
❌Sair simplesmente do ar, já que recebem centenas de acessos praticamente de forma simultânea.
❌Fazer com que os visitantes possam se frustrar, fazendo com que não consigam encontrar o que estavam buscando.
Lembrando que, quando isso acontece, a imagem da sua empresa tende a ficar prejudicada. Por essa razão, a criação do site precisa ser condizente com o crescimento da presença digital.
? Comunicação dispersa entre os canais
Um outro problema bastante comum em relação à criação de novos canais de marketing digital é a dispersão da comunicação. O marketing precisa ser consistente entre os mais diversos pontos de contato com o seu respectivo público, inclusive na presença online.
É claro que as respectivas abordagens e os demais formatos também podem acabar variando, a fim de conseguir se adaptar à linguagem de cada plataforma escolhida. Contudo, a identidade da marca e o foco nos principais objetivos do negócio devem estar muito bem alinhados.
Nesses casos, o que vai acontecer é que as empresas tenderão a ampliar seus canais sem qualquer tipo de planejamento definido na estratégia — sendo que, em grande parte das situações, elas são totalmente desconexas.
Portanto, se o site da sua empresa diz uma coisa e a página do seu Facebook diz outra completamente diferente, a comunicação com o público fica cheia de ruídos e, assim, as pessoas ficam sem entender o que, realmente, sua empresa entrega. Em consequência disso, a empresa não consegue promover boas relações.
Sem contar que uma comunicação dispersa não vai ajudar a cumprir os objetivos da empresa. Em diversas ocasiões, os negócios acabam criando um novo perfil em uma rede social, unicamente porque todos estão fazendo praticamente a mesma coisa, ou porque algum tipo de guru acabou “mandando” a empresa fazer isso. Contudo, é necessário entender qual é o canal que faz mais sentido para o seu negócio.
Por esse motivo, é de muito importante realizar um planejamento para uma presença online eficiente e que, sobretudo, acabe criando uma ação consistente com o seu público. Isso fará com que a marca consiga transmitir uma imagem ainda mais sólida, cumprindo seus objetivos previamente estabelecidos e, ainda por cima, tendo boas práticas para construir boas relações.
? Equipes de atendimento sobrecarregadas
A expansão da presença online aproxima as pessoas da empresa. Logo, muito mais usuários vão seguir a marca, fazer compras no e-commerce, visitar o site ou mesmo se cadastrar em newsletter para entrar nos processos de e-mail marketing. Neste sentido, quanto mais locais comunicativos a sua marca estiver para que as pessoas possam entrar em contato, mais haverá interação nos canais.
Isso porque os canais digitais, diferentemente dos veículos mais comuns e tradicionais que conhecemos, como TV e rádio, por exemplo, geram uma comunicação de mão dupla. Por esse motivo, lembre-se que essa acaba sendo uma das grandes vantagens da presença digital que você deve aproveitar.
A questão, no entanto, é que quando uma marca ganha visibilidade na internet, pode haver uma grande sobrecarga por conta de tantas interações. Logo, os comentários, as caixas de mensagens e até mesmo os e-mails passam a receber diversas demandas que a equipe de atendimento não consegue resolver sozinha.
Como otimizar e qualificar ainda mais a presença digital da sua empresa?
Devido a crescente demanda e os problemas de expansão da presença online nas empresas, é necessário realizar alguns processos importantes. Por esse motivo, confira a seguir as melhores maneiras para otimizar e qualificar ainda mais a presença digital da sua empresa.
✅Planeje um marketing digital
Desde os primeiros passos da empresa no meio digital, devemos lembrar que essa primeira etapa não pode ficar de fora de seus planos de presença digital em relação à sua empresa. Ou seja, é importante elaborar estratégias para realizar a construção de uma presença digital ainda mais sólida e, acima de tudo, extremamente consistente — cumprindo o seu principal papel nos objetivos e processos empresariais.
O planejamento infere os caminhos certos em que a empresa online precisa seguir. Contudo, essas definições devem partir de uma análise do mercado e do negócio. Ou seja, esse tipo de análise interna vai permitir que possamos identificar as devidas capacidades de cada equipe e, com isso, buscar evitar que o negócio acabe dando passos ainda maiores que as “próprias pernas”, como é o caso de realizar a criação de canais que geram demandas excessivas.
Além disso, esse tipo de planejamento precisa olhar para o marketing digital e olhá-lo como um todo. Depois disso, ela deve fazer o desmembramento de ações e seus respectivos objetivos em cada canal. Dessa forma, o planejamento acaba integrando e alinhando os mais diversos tipos de canais na estratégia a fim de gerar uma comunicação de marca ainda mais coesa.
✅ Crie um estilo diferente para comunicar-se online
Como podemos perceber, o planejamento de marketing digital consegue ajudar o negócio a evitar que haja uma comunicação muito difusa. Logo, ter a ciência da criação de um guia de estilo comunicativo para a comunicação digital da sua empresa pode acabar complementando ainda mais o plano de marketing. O guia de estilo consegue trazer diretrizes e regras através da comunicação da marca, em seus respectivos canais online.
Sem contar que, com base no que sabemos a respeito do branding do nosso negócio, esse tipo de documento acaba informando os padrões e princípios que precisam ser seguidos em regra nos conteúdos, seja na linguagem visual, nos textos, nos conteúdos, entre outros.
Se formos exemplificar esse processo, é só lembrarmos da famosa Uber. Estamos falando de uma marca que cresceu em âmbito mundial, exigindo um tipo de identidade ainda mais flexível e eficiente, mas que, sobretudo, consiga adaptar-se aos seus usos sem perder sua essência.
Conforme vimos acima, existem diversas maneiras de tornar a nossa presença digital ainda mais eficiente, a fim de expandirmos a nossa marca na internet e, assim, acabar gerando autoridade de marca e fazendo a captação de diversos clientes para o nosso negócio. Contudo, pouca gente entende a importância de um site empresarial e muito menos os resultados que ele pode oferecer à companhia.
Como dissemos acima, um site é fundamental para garantir uma presença digital e fazer com que as pessoas nos vejam e se comuniquem conosco de uma forma diferente. Contudo, esse processo precisa ser explicado de uma forma ainda mais clara.
Quais são as características de um site empresarial?
Também conhecido como site institucional, podemos conceituá-lo como aquele site totalmente completo e sob medida para atender todas as necessidades do negócio, de clientes, fornecedores, parceiros e de outros interessados.
Dessa forma, um site empresarial torna-se uma ferramenta de suma importância para a comunicação da marca com o seu respectivo público.
Neste sentido, um site empresarial precisa ter:
? Informações e dados atualizações com frequência.
? A criação de conteúdos extremamente relevantes.
? Páginas mais objetivas e rápidas.
? Inúmeros serviços online — quando este for relevante para as pessoas e para a própria empresa em questão.
? Imagem (visual) agradável e limpo, contanto com informações estritamente necessárias para as pessoas.
Portanto, todos os pontos destacados acima são de grande valor para a presença digital da empresa, pois fazem com que as páginas consigam ser relevantes, rápidas e até mesmo, por consequência disso, esteja nas primeiras posições dos motores de busca, como o Google.
Quatro razões para criar um site empresarial imediatamente.
1. Um site torna a imagem da empresa ainda mais forte
Sabemos que a imagem da empresa tende a ficar ainda mais forte quando torna-se mais presente nos principais canais comunicativos. Assim, quando nos referimos à presença digital, essa importância tende a ser muito maior.
Mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados à internet de forma diária, basicamente a todo instante , isso significa que suas estratégias e ações de forma online podem alcançar metade das pessoas que moram em nosso país. Dessa forma, podemos entender que, entre essas pessoas, muitas delas estarão disponíveis para ver seus conteúdos e propensas a adquirir o seu serviço ou o seu produto.
2. Oferece ainda mais credibilidade
Caso a sua marca deseje passar um tom de ser “antenada” nas principais tendências da modernidade e, assim, estar cada vez mais próxima de seus consumidores, sua empresa deve possuir uma representatividade online.
Quando uma determinada pessoa realiza a busca no Google para achar alguma empresa, essa pessoa com certeza vai querer saber como a empresa acaba interagindo no mundo online, sem contar na necessidade de acessar informações que visem auxiliar o usuário no momento da decisão em relação a qual empresa ela deseja possuir algum tipo de vínculo ou relacionamento.
Por outro lado, quando um negócio não possui uma presença digital, ela já começa bem atrás de seus concorrentes.
Embora pareça tão óbvio, o motivo é bem simples: as empresas que não possuem ou sentem interesse de ter uma página oficial na internet tendem a ser vistas como marcas ultrapassadas ou que não possuem ou investem em tecnologia suficiente para poderem atender aos clientes de maneira prática e profissional.
3. Oferece informações muito importantes
Uma das muitas vantagens de se possuir um site empresarial é ter a disposição para ter um tipo de local onde os consumidores consigam realizar a consulta de dados importantes, consideráveis e, sobretudo, atualizados. Além das informações mais comuns — que tendem a ser o dia de funcionamento da empresa, bem como os horários de abertura e fechamento, por exemplo — também pode ser crucial realizar a divulgação de serviços e produtos.
Quando os sites tendem a destacar sobre os detalhes que eles têm a oferecer, as pessoas acabam comprando com ainda mais convicção e com menos chances de se arrepender. Contudo, muito mais do que isso, um site empresarial que ofereça uma base de informações mais convincentes e práticas tende a receber muito menos ligações na área de suporte, por exemplo.
Grande parte das informações estão dispostas no site a fim de que o cliente siga o passo a passo para tirar uma dúvida ou até mesmo verifique as perguntas mais frequentes, vendo suas respostas e garantindo a possibilidade de resolver alguma questão com base nelas.
4. Um site empresarial costuma atrair pessoas mais interessadas
Podemos lembrar que um site empresarial precisa contar com um excelente espaço para blog. Nele, a sua empresa poderá criar conteúdo relevante e atrativo para os seus clientes. Ao invés de simplesmente realizar a postagem de conteúdos que são direcionados aos seus serviços ou produtos – e até mesmo a própria instituição -, seu site poderá criar questões que podem envolver e ser muito mais interessantes para as pessoas que visitam o seu site.
Ou seja, pensando naquilo que os seus clientes podem ficar com receio e acabar precisando consumir mais informações antes de se relacionar com a sua empresa de fato, você pode assumir um objetivo estratégico e uma responsabilidade de fazer com que as pessoas possuam um contato ainda mais íntimo e próximo com a sua empresa.
Conforme vimos, mediante o crescimento tecnológico na atualidade, podemos perceber claramente o quanto mudou o comportamento dos consumidores. Os processos para adquirir produtos e serviços e até mesmo as transações financeiras entre clientes e empresas também estão mudando.
Por fim, se antes a única forma de vender produtos e serviços era fisicamente — em centros comerciais —, agora é possível destacar a sua empresa na internet, por meio de um site institucional no qual as pessoas passam a ter muito mais confiança para se relacionar com a sua marca.
Então, mostre ao mundo que o seu negócio está por dentro das novidades tecnológicas e que preza pela praticidade de compra, suporte e serviços!
Fonte: www.sebraeatende.com.br